quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Marcador de página de crochê - flor e laço

Então! Vida meio ocupada, algumas coisas pra resolver, situações difíceis, mas sempre pra frente, né? Hoje eu trago uma invenção minha, super simples de fazer. Um marcador de página de crochê! Em menos de uma hora eu já tinha três prontos, de tão bom que é de fazer!




Para fazer laço grande,eu usei Pingouin Flash e a agulha de 4,5mm.  faça 10corr +1. Faça 5carr de pb. Arremate.

Para fazer o pequeno, eu usei Pingouin Baby e agulha de 2mm. Faça 8corr+1 e 6carr de pb.

Depois, (faça isso em ambos) amarre um pedaço do novelo que usou no meio do retângulo que você crochetou e amarre. Ajeite e forme o laço.

Para fazer as flores, a receita é a mesma, só mude a lã e o número da agulha. Faça 6corr. Junte em círculo com um pbx. Faça 3corr, um Pa, 3corr e um pbx, Faça isso 5 vezes, você terá 5 pétalas.

Depois, para fazer a corrente de baixo, faça 36corr. Depois faça pbx em cada uma delas, pode ser com um fio de cor diferente, ou misturando um fio mais fino com o fio da cor principal.

É isso! Aproveitem :D


Abreviações:
corr: correntinha
Pa: Ponto Alto
pb: Ponto Baixo
pbx: Ponto baixíssimo

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Touquinha de crochê (prematuros)

Amei fazer essa receita!! em 20 min se faz tranquilamente... eu demoro um pouco mais porque sou iniciante né gente, hahaha. Mas gostei de ver: em três dias, já estou fazendo touquinhas com flores. Tá certo que eu me puxei, mas o resultado é uma doçura!



A receita eu tirei daqui, em inglês: http://www.bevscountrycottage.com/teresa-hat.html

Como a autora da receita não aceita a reprodução em outros sites, eu não posso traduzir. Mas se alguém quiser me pedir por e-mail eu posso enviar sem problemas. Meu email é bejcxii@hotmail.com, só coloquem no campo "assunto" o seguinte: receita touca prematuro. Aí eu sei do que se trata!

Os fios usados são: Baby para a florzinha e Flash para a touca, ambos da Pingouin. 

Abraaços!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Agulhas ocupadas!

Eu to adorando o crochê. Ainda estou aprendendo os pontinhos básicos, mas eu me dei muito bem com a maneira de fazer. Flui que é uma beleza, é rápido, e super simples.  Meus dedos parecem que já sabem o que fazer, eu pego a agulha e aquilo vai de um jeito, maravilha! Acho que na minha vida passada eu era uma crocheteira, hahaha.


Minhas "amostras": canto superior esquerdo é o ponto baixo, do lado, o ponto alto. Em baixo, meio ponto alto. Tem uns errinhos mas eu já estou me corrigindo!

E esses aqui são os sapatinhos que eu mencionei no post anterior, terminei um ontem e um hoje, tava cheia de coisa pra fazer e não sobrava tempo! Vou deixar a receita aqui, é a coisa mais simples!


A receita original não é minha, eu só adaptei.

Para um tamanho médio, use fio de 500tex. O Mollet da círculo foi o usado aqui. Usei agulha 3,5mm.

41 pontos na agulha.

Faça dez carreiras de ponto meia.
Depois, faça 18 pontos em meia. 2pj em meia, 1pm, 2pj em meia. Faça mais 18 pontos em meia.
Faça 17 pontos em tricô. 2pj em tricô, 1pt, 2pj em tricô, faça mais 17 pontos em tricô.
Vá alternando assim até você ter 27 pontos na agulha.
Faça três carreiras de ponto meia.
Uma carreira para o passa fita (opcional): faça a carreira toda assim: 1pm, laç, 2pj em meia. Faça até o final.
Depois, mais 3 carreiras em ponto meia e arremate. Costure e coloque a fitinha (no meu caso, eu escolhi um fio de bebê e fiz algumas correntinhas de crochê.)

Glossário:
2pj: 2 pontos juntos
pm ponto meia
pt: ponto tricô
laç: laçada

É isso! Se alguém quiser tirar alguma dúvida ou encomendar alguns pares (preço sob consulta) é só me enviar um email para bejcxii@hotmail.com

Abraços!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Crochê e tricô, algumas coisinhas!

Bem, isso é o que eu ando fazendo nesses últimos dias. Aperfeiçoando meus pontos no crochê, já que sou iniciante, e inventando umas coisinhas no tricô.


Eu simplesmente amo fazer esses lacinhos! Esses foram feitos com agulha 2,5mm e lã Baby da Pingouin.  
 Eles tem menos de 5 cm, fica lindo em tudo que é canto, haha


Bem, e isso sou eu aprendendo o ponto baixo. Até que tô me saindo bem! Adorei, flui maravilhosamente bem, é rápido, super prático. Acho que me apaixonei! :D

Hoje (se Deus quiser) começo mais um par de sapatinhos para doar. Estou com uma linha (a Mollet, da Círculo) que tem uma mescla de cores, parece algodão doce, lindas. Vai ficar super fofinho! Posto assim que ficar pronto.

Abraço!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Como organizar o seu crochê!




Tá aí uma coisa meio complicadinha, né? A gente nunca tem "só" algumas agulhas... "só" alguns novelos. Sem falar das tesouras, agulhas de cerzir, e as receitas que a gente imprime, tira de revista, e por aí vai! Eu tento deixar tudo o mais organizado o possível, até porque gosto de levar meus projetos comigo na bolsa. Vou esperar na sala de espera do médico/psicólogo/dentista seja lá o que for? Eu levo meu tricô/crochê. Vou visitar minha vó, tia, prima? Levo meus projetos. Vou pro litoral? A mesma coisa. Eu não passo muito tempo sem pegar em uma agulha, senão parece que tem uma parte de mim faltando.

Então, hoje vou mostrar como eu faço para organizar meu crochê. Estou ainda "quebrando" a cabeça para descobrir como fazer isso com o tricô também. Ainda chego lá!

Bem, para o crochê, a solução foi simples: uma nécessaire  Ganhei de natal da minha tia (que eu amo de paixão) mas tem um porém: eu não uso maquiagem! Só em natal e ano novo, e olhe lá. Apesar de ter 20 anos, moda/maquiagem não é muito a minha praia. Cada um na sua, né? Com certeza. Mas então, eu tinha essa nécessaire sobrando em casa! E ela é espaçosa, de boa qualidade, discreta... com espaço pra tudo. Inclusive minhas agulhas de crochê.




Hehehe, e deu certo! Olhem só como tem espaço. Eu sei que ela comprou nas lojas Renner - acho que cada shopping do nosso Brasil tem uma loja dessas, né? É fácin fácin de achar!

Ela cabe em bolsa, mala, e é boa pra deixar naquele cantinho da sala/quarto, assim quando quiser fazer crochê ela tem tudo a mão! 




 Amo essa praticidade toda - confesso que herdei isso da minha mãe - e uso mesmo. Ela vai comigo pra cima e pra baixo, tudo que é canto. Agora que eu to meio de repouso por causa da cirurgia (e vem outra por aí) eu deixo ela do ladinho da minha cama. Acordo e quero me distrair? Crochê! (ou tricô.)


Bem, espero que tenha gostado da dica! Se alguém tiver mais boas ideias, deixem ali nos comentários!

Abraço!

Bê :D

domingo, 15 de setembro de 2013

Desmancha e faz de novo!






Entonces.... eu tinha comprado um novelo Flash, da Pingouin. A cor é um azul liiindo de morrer... e eu simplesmente amo azul. vi e tive que pegar pra mim! Fiz de caso pensado, porque quero fazer um vestidinho para bebês de 3 meses.

Comecei a fazer e a tensão foi para os ares! Suuuper folgada! Estava com agulhas menores e mesmo assim, não teve jeito. Eu sabia que o fio era mais grosso, mas quis pegar por causa da cor.  Resultado: 100gr não iam ser o bastante. E era o último novelo daquela cor na loja...

Com dor no coração, desmanchei mesmo. Tava ficando lindo... perfeitinho mesmo. Uma pena!!!

Mas já nem estou mais preocupada, porque me lembrei que eu tenho um novelo Anne com uma cor maravilhosa! É uma mistura de rosa, lilás e branco. Uma lindeza! E o fio é fininho... agora sim eu acerto a tensão, hahaha. E com 500 metros de fio, com certeza não fico sem no meio do trabalho!



Assim que eu terminar o vestidinho eu posto aqui... acho que essa cor "misturadinha" vai ficar muito fofo!

Bê :D

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Amar é cuidar.



Eu amo crianças... amo bebês. Não digo isso só porque sou mulher ou por falar mesmo. Eu me emociono pensando neles, de verdade. Amo cuidar deles, dar carinho, ensinar, enfim, cada aspecto da vida deles me interessa, e muito. É por causa disso que eu aprendi a tricotar, para ajudar as crianças que não tem muito.  Cada bebê merece um enxoval lindo, feito com amor. Infelizmente, não é toda a família que pode proporcionar isso para as crianças.

Por isso, praticamente tudo que eu faço (uns 95%, eu diria) é para os anjinhos! Tirando algumas coisinhas que eu fiz para minha irmã, muita coisa que eu venho aprendendo é através de receitas infantis. Comecei a aprender crochê justamente para conseguir fazer mais peças em pouco tempo!

Na foto de cima está o pouquinho que eu já consegui fazer. Tudo, menos o sapatinho com a fita laranja (feito pela minha vó) eu fiz nesses meses (comecei a fazer no final de julho, início de agosto) que eu realmente já dominava alguns pontos de tricô.  O sapatinho azul está sem par no momento porque o outro pezinho está na minha agulha ainda!

Ainda quero fazer luvinhas, toucas, coletes e estou começando um vestidinho. Quando tiver mais algumas coisas, já vou enviar para doação!

Depois vou tirar um tempo para fazer coisas para prematuros, e enviar para hospital municipal da minha cidade.

Ainda quero fazer uma lojinha, mas só começo depois de ter doado ao menos algumas vezes!

O tricô (e o crochê) são maravilhosos por causa disso: a gente pode fazer muita coisa para os outros. A caridade é a coisa mais linda que nós temos aqui na Terra... e todos devíamos fazer mais uso dela!

:D

Betina


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Babies are made for yarn! (Com receita traduzida!)

(A receita traduzida está no final da página.) Yes yes, they are. When I started knitting, I had a goal: to make tons of baby clothes, so I could donate it to charity. I simply love children, and living in Brazil, I have seen how desperate poverty can be. If I could do anything to help some of those babies, I would. So I grabbed some needles.

Things went well, and fast! In less than three months, I have already done loads of things. Mainly baby booties. And until now, this baby top has been my most lovely and amazing achievment:

                                       
                                                                




It's a top-down baby top, super easy to make. Here's the pattern, in english: http://mariannaslazydaisydays.blogspot.co.uk/2013/02/all-in-one-knitted-baby-tops-very-quick.html 

Marianna has the most amazing blog, full of beautiful patterns! I cannot recomend it enough.

E para quem não entende bem a nomenclatura do tricô em inglês, aqui vai a receita traduzida!

Primeiro, as abreviações:

M1: Make 1, da Elizabeth Zimmerman. Basicamente é um ponto novo na agulha.
pm: ponto meia.
pt: ponto tricô.
laç: laçada.
carr: carreira.
2pj: 2 pontos juntos em meia.


Tensão: 24 pontos em 10cm. Ponto Jérsey.
Agulhas: 4mm (eu usei uma 4,5mm circular de 60 cm.)
57 pontos na agulha.
1carr e 2 carr:  Ponto meia.
3carr: 2pm, laç, 2pj, ponto meia até o final.
4 carr e 5 carr: ponto meia.
6carr: 4pm, pt até os últimos 4 p, 4pm.
7carr: ponto meia.
8carr:  4pm, pt até os últimos 4p, 4pm.
9carr: 8pm, *laç, 1pm, laç, 4pm* até os últimos 4, 4pm.
10carr: 4pm, pt até os últimos 4 p, 4pm.
11carr: ponto meia.
12carr: 4pm, pt até os últimos 4 p, 4pm.
13carr: 8pm, *laç, 3pm, laç, 4pm* até os últimos 4 p, 4pm
14, 15 e 16 carr: Mesmo que as 10, 11 e 12 carr.
17carr: 8pm, *laç, 5pm, laç, 4pm* até os últimos 4p, 4pm
18, 19 e 20 carr: Mesmo que as 10, 11 e 12 carr.
21, 22, 23 e 24carr: Ponto meia.
25 carr: 18pm, arrematar 20p, 34pm, arrematar 20p, 17pm
26carr: ponto meia.
27carr: 2pm, laç, 2pj, *2pm, M1* 15 vezes,  3pm,  M1, *k2, M1* 14 vezes, 6pm
28carr: 4pm, pt até os últimos 4 p, 4pm.
29carr: ponto meia
30carr: 4pm, pt até os últimos 4 p, 4pm.
Repetir as duas últimas carreiras 9x (eu fiz mais vezes, porque queria um pouco maior. Aí vai do gosto/necessidade de cada um!)
5carr de ponto meia.
Arrematar, costurar os botões, e pronto! 
Todos os créditos/credits go to: Marianna Mel. This pattern is not mine, I just translated it into portuguese! A receita não é minha, eu só traduzi!

Espero que gostem! Quaisquer dúvidas, é só me perguntar pelos comentários!

Betina




<a href="http://www.bloglovin.com/blog/10650317/?claim=e4pr9eqmn5z">Follow my blog with Bloglovin</a>

O Caso do Crochê

Bem, fiz umas compras hoje. Fazia mais de um mês que não comprava nem um novelinho novo! E provavelmente vou ficar mais um ou dois meses de molho... mês passado fiz uma cirurgia em um cisto no cóccix. Agora, mês que vem, vou ter que fazer outra para retirar o cisto. O pior de tudo? Sentar doí! E sem poder sentar... tricô fica meio impossível. Só posso ficar deitada de lado. Eu tentei tricotar, mas não deu certo. Fiquei praticamente duas semanas sem nem chegar perto dos meus trabalhos!
 
  Por causa disso, eu pensei: "Acho que fazer crochê deitada é mais fácil. Chegou a hora!" Eu acho crochê mais complicado que o tricô... e fico literalmente me arrastando pra aprender logo! Sei somente fazer a correntinha e como fazer o ponto baixo. Tentei com uma agulha número 4.00mm, achando que a grossura era ideal... e me surpreendi. Faço muito melhor com as fininhas! Quanto mais fina, melhor. Vai entender! Até no tricô foi assim. Todo mundo me indicando começar com uma 7mm, e me dei melhor com a 5mm. Hoje, amor usar a 3,5mm. Vai entender, né?

 Comprei uma agulha 1,25mm e umas linhas das minhas cores favoritas. Só não tenho ideia do que fazer! Pensei em começar com flores, ou barras... se alguém souber uma receita pra me indicar, fico feliz feliz!


                                                                           







Aquela azul lá de trás tá me chamando alto, hahaha. Quando eu vi esses "mini novelos" na loja, fiquei doida de tantas cores lindas. Acho que isso uma é das minhas partes preferidas... muitas cores, muitas possibilidades!

Me desejem sorte!

;D

Betina

domingo, 8 de setembro de 2013

Começos e Laços

 Oi! Criei esse blog com o intuito de trocar ideias com as outras tricoteiras/adeptas do crochê da web. Vou mostrar um pouco do que eu gosto de fazer, e já aviso: é muita roupinha de bebê! :D Bem, na primeira postagem de hoje, vou mostrar uma "invenção" minha. Um lacinho! De tricô! Sim, tricô! Os mais comuns são de crochê, eu sei. É mais rápido também. Mas como eu ainda não me dei muito bem com as agulhas de crochê, improvisei. E ficou suuper legal! Eu tirei a ideia de vários lacinhos que eu vi por aí na web - e no Ravelry. A receita não podia ser mais simples.

                                                                                    



Okay então, se você estiver afim de fazer um igual, eu te digo como! (Se bem que as tricoteiras mais experientes já devem ter matado a charada só de olhar a foto, hahaha.) Isso é um ÓTIMO projeto para iniciantes, sério!

Agulha 3.5mm
Agulha de tapeçaria
Lã da sua preferência. Nesse caso eu usei lã para roupinha de bebê, então o fio é mais fino. Se o fio for mais grosso, com certeza o laço vai ficar maior!

Coloque 10 pontos na agulha. Trabalhe em ponto meia até o tamanho desejado. Acredito eu que esse da foto não tem nem 5cm, pois ele é pra ser pequeno mesmo! Depois, arremate. Você vai ter um retângulo. Pegue um pouco de fio do novelo, e enrole ele no meio do lacinho. Deixe duas pontas, para dar um pequeno nó. Eu gosto de pegar a agulha de tapeçaria, colocar o restante do fio, e passar por baixo do "enrolado", dando um nó nele mesmo. O nó mal aparece, e o laço fica com o formato bem mais certinho.

Depois é só colocar aonde quiser! Minha irmã pequena gostou tanto, que eu acabei colando com superbonder mesmo em um clip de cabelo. Ficou lindinho!

Espero que gostem! Qualquer dúvida é só me perguntar pelos comentários.

Abração! <3

Betina